24 de nov. de 2011

Film Noir e Tech Noir


Pra quem acompanha esse blog, sabe que eu não sou nenhum "Henry Ford dos blogs" que faz posts em massa. Eu só faço posts quando eu acho alguma coisa legal sobre vintage, na web, na instinta T.V, no falecido jornal, nos eternos livros, ou na minha corrida vida.



E graças a um livro dos anos 70 eu achei uma citação de um filme dos anos 60 inspirado em uma filmografia dos anos 40. E graças a internet descobri que esse gênero cinematográfico se chamava Fim Noir. Você com certeza já viu um filme de detetive do anos 40 com narração em primeira pessoa, bom se você da geração y que nem provavelmente você só viu uma sátira. Isso é Film Noir.Porém a influencia do Film Noir existe atualmente.

Esse gênero tem como característica uma visão reflexiva e pessimista das coisas. Além disso o filme continha características usadas até hoje em filmes como James Bond. Já que as vilãs femininas se popularizaram nessa época. Femininas, charmosas e assassinas esse tipo de personagem( e de fantasia sexual) veio do Film Noir.

 E foi do Film Noir que surgiu mas recentemente nos 80, o Tech Noir que deu origem ao bem conhecido Cyber punk. Que infelizmente já é considerado retrô na minha opinião, porque hoje em dia não fazem mais ficção cientifica como antigamente. Bom mas tem uma coisa que eu e a Wikipédia concordamos que Blade Runner foi o filme de ficção cientifica, com mais influências de film noir.



E voltando a filmes inspirados em Film Noir( tá se você é cinéfilo você vai me bater..) mas acho que "Tropa de Elite", mesmo que sem querer, é um Neo-noir brasileiro. Bom se você quer saber mais sobre o assunto e acha que eu só falei besteira, devido a complexidade da conexão das minhas idéias, aqui vai uns links sobre o assunto:

O que é Film Noir?

Aqui vai a sinopse dos melhores Film Noir




Nenhum comentário:

Postar um comentário