6 de jun. de 2011

Anos 80: Vintage ou Retrô?

Sabe de uma coisa? O Outono sempre me lembra os anos 80. 
Seria por causa da moda? 
Não. 
Seria pelo fato das pessoas guardarem as roupas de frio por muito tempo, e as roupas que elas usam no outono sejam dos anos 80.
Com o consumismo hoje em dia...Duvido.


Seria porque as pessoas compram roupas em brechó. E as de maior qualidade são dos anos 80. Talvez. 
Eu nem vivi nos anos 80, mas eu adoro ver filmes dos anos 80. São os melhores. 



E a maioria dos filmes dessa época se passam no outono e no inverno. Pelo menos os de ação, que são os meus preferidos. A maioria se passa a noite, em lugares umidos, muitos em Nova York, onde o asfalto  molhado e fumaças saem do bueiro.

Repare no asfalto molhado.



Isso fotografa muito bem. E os sobre-tudos, ah aqueles sobretudos morrons, bege, nude, sei lá que cor aquela, cor de burro quando foge, como dizia minha vó...MAS EU AMO CASACOS SOBRETUDO.



E Outono sempre me faz lembrar deles. E consequentemente lembrar dos anos 80. E que me faz lembrar de ouvir Bon Jovi. Ouça Bon Jovi, na neblina no outono, Guns também serve. Se não roubarem seu multiplayer, você se sentirá nos anos 80. E se roubarem mais ainda, porque não existiam multiplayer anos 80 e as ruas eram bem mais violentas.





Mas a pergunta que não quer calar: anos 80 é vintage ou retrô? Apesar dos restauradores considerarem vintage coisas com mais de 20 anos (fazem 31 anos dos anos 80) . Dos anos 70 para o 80 muita coisa mudou na cultura e na ante cultura, os valores mudaram muito. E os anos 80 se assemelha bem mais aos 90 ( que eu considero os noventa uma versão mal feita dos 80) diferente dos 70. E hoje e dia nossos valores são bem oitentistas do que setentistas. É isso. É complexo mas é mais ou menos assim.


  Só que vai ter patty que vai dizer: "A mais o que tá na moda nesse inverno é anos 50 e 60, não 80". 






Dane-se, eu sei que o que tá na moda são vestidos florais( alias as minas ficam muito sexys com eles), e meias calças vintage. Tá, mas quem gosta de moda é mulherzinha, e além do mais a moda cíclica, eu gosto de estilo, e estilo atemporal e unisex.


Ai, ai...acho que eu vou perder mais um seguidor, devido a minha arrogância. Mas pros que ficam até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário