Pois é, eu prometi que iria falar de Steampunk, e aqui estou. Eu adoro steampunk, até antes de saber que ficção especulativa levava esse nome. Vou tentar explicar pra vocês o que é steampunk. Steampunk é um género de ficção cientifica que remete o começo da ficção. Aquela ficção do tempo de naves que pareciam mais barcos a vapor, e armas a laser semelhantes a injeções veterinárias. Na verdade podemos chamar de steampunk, coisas que antes eram ficção cientifica porém passou tanto tempo desde a época que elas foram escritas que elas se tornam steampunk. Que é o caso das obras de Júlio Verne.
Mas também existe o steampunk moderno, que tem sido muito usado pelo cinema atual. Nesse caso os enredos se passam num futuro paralelo. Tipo: um futuro onde os computadores são feitos de engrenagens gigantes, ou existem robôs movidos a corda ou algo desse tipo. Já deu pra perceber que os caras do steampunk viajam, e isso fica muito legal nas histórias em quadrinhos e cinema. Eu acho particularmente que no cinema os diretores de steampunk exageram no cromaqui, o que tira um pouco a estética do filme. Por isso eu prefiro os quadrinhos steampunk. Mas é no cinema que eles tem feito mas sucesso. Muitos filmes tem usado alguns recursos do steampunk, que é o caso de "Hellboy" um e dois: que usaram e abusaram de robôs cheio de engranagens douradas, Suckr Punch: já que se passava em universos paralelos eles usaram alguns recursos como carros, trens, foguetes e é claro...robôs. Van Helsing: É praticamente um steampunk gótico.
No entanto existem filmes que são totalmente steampunk, que é o caso de a "Liga extraordinária"(é muito bom eu recomendo), As loucas aventuras de James West(é muito engraçado, é uma comédia no estilo), Capitão Sky e o Mundo do Amanhã(Esse é muito louco, um dos filmes mais estranhos que eu jã vi com a Angelina Jolie, só não foi mais estranho que aquele que ela era lésbica, aquele até que tinha umas cenas legais,rsrs) e O Jovem Einstein( Esse é um clássico).
Bom o Steampunk uma maneira muito legal de ver como seria o mundo se alguma coisa na história evoluísse de outro jeito ou de inventar coisas que poderiam ter sido inventadas. Além do mais eu adoro os dirigíveis gigantes do steampunk. E agora você já sabe se ver um filme da segunda guerra com naves espaciais, um filme medieval com computadores de madeira , ou um filme da primeira revolução industrial com robôs movidos a vapor,lembre se, eles nunca existiram, é só um filme de stempunk. Ou será que existiram?
Abaixo vai as fotos de um grupo do qual eu participo no flickr, que é só de amantes do steampunk, vale a pena dar uma conferida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário