21 de ago. de 2011

Modismo vs Tendência.

Se alguém segue esse blog fielmente o que eu acho difícil. Eu falei que o próximo post seria sobre cinema. É  mas não vai. Não consigo ser previsível. Mas no próximo post, quem sabe, eu fale sobre steampunk, que é um tipo de ficção cientifica vintage.
Mas hoje eu vou falar sobre tendência, depois do ultimo post eu falei que o vintage tinha virado moda. Porém pensando bem eu acho que vintage é uma tendencia. Mas moda e tendencia não é a mesma coisa? Não. Muita gente fala que é, mas não. A moda é algo ciclico e muitas vezes efemero. Já a tendencia é algo que veio pra ficar. 


A moda muitas vezes, começa nas ruas por poucas pessoas e vai se espalhando, ganha os olhos das empresas das grandes mídias e volta pras rua e depois some. Porém a tendencia se cria, geralmente por uma necessidade natural do ser humano. Ela importante para a evolução humana. É o caso dos aparelhos cada vez menores e com menor consumo. O ser humano precisava disso, o futuro exige aparelhos mais econômicos e menores para sua mobilidade.




E tô percebendo que a sociedade vai precisar do vintage. Primeiro o Vintage segue as regras dos 3Rs da reciclagem: Reduzir, reutilizar e repensar. Usando peças antigas você tá evitando essas peças de irem pro lixo. Então você já reutiliza e reduz. Muitas coisas antigas são aperfeiçoadas através da reutilização. Tecnologias antigas deixam de ser obsoletas e ganham um nova forma. A cultura retrô estã fazendo muitas pessoas pegarem aparelhos antigos e explorarem novos usos pra eles. Ou seja usar a tecnologia ao máximo. Por exemplo pessoas estão usando sintetizadores antigos para criarem sons inéditos, outros estão usando computadores antigos para fazer arte, designer novos usam técnicas de ilustração vintage e e criam coisas novas. Ou seja o vintage ta aí pra ficar, talvez pra transformar a filosofia da reciclagem em algo popular, plausivel e viável. Provando que nõs da geração Y não temos preconceito com as outras gerações, pois precisamos delas para manter nossa cultura. Que é uma geraçao que gosta do velho pra criar o novo.





2 comentários:

  1. Bom, você disse que duvida que alguém visite aqui fielmente, eu acompanho bastante coisa pelo tumblr, e se algo me interessa corro para cá..
    Agora pra falar sobre o vintage estar dominando o mundo, concordo, mas quem curte o estilo de verdade vai continua nessa a onda, mesmo que outros parem de usar. Eu particularmente comecei a gostar de vintage com 11 anos, que foi quando comecei a estudar história pra valer na escola, então me apaixonei por tudo que é antigo, e tendo o estilo vintage sinto como se estivesse sendo transportada para outra época. Beijos e adoro seu blog, se quiser de uma olhada no meu iolanthebeaupre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vida, vida inteligente no meu blog, isso existe que legal.

    ResponderExcluir