10 de abr. de 2011

Vintage no mundo da música.

Já faz um tempo que artistas  utilizam o vintage em seus videoclipes. Tem sido uma tendência musical, usar uma peça vintage num clipe. Ou fazer um clipe inteiro vintage. Perceba bem: Katy Parry quantas vezes você já não viu ela vestida de pin up?

Mas ela usou e abusou do estilo vintage, no Clip thinking of you. Primeiro o clipe se passa na segunda guerra. E todos os elementos que aparecem no clipe, fazem parte da cultura vintage ( dã , é claro estamos falando de 2ª Guerra, capitão obvio.), o radio, o poster do Tio San, o quarda - chuva, tudo. 

Dizem que Katy usou o vintage pra se promover, ou será que foi o vintage que usou Katy Perry? "é estranho? é estranho?"



Mas antes de Katy Perry temos Amy Whinehouse, Amy já canta um estilo dos anos 50, a música dela tem influencias claras do Soul.  Nos clipes: Back To Black e principalmente em Tears Dry On Their Own o vintage está muito presente. Tanto que essa ultima teve sua composição feita em cima da melodia de uma musica dos anos 60, chamada  "Ain't No Mountain High Enough", de Marvin Gaye e Tammi Terrell.

Assim como Amy Whinehouse, outro cantor que tem grandes influencias do soul , Cee lo Green, ultimanente também fez um clipe, com tema anos 60, com direito a bares cobertos de neon, jukebox,  e mulhreres com vestidos godê e por aí vai., tudo isso para musica "Fuck You" com o perdão da palavra.

Porém quem seguiu filemente a idéia de clipe antigo, foi Lily Allen no clipe "Not Fair". Ela faz uma imitação de um clipe country dos anos 70, mas a filmografia do clipe ficou tão boa, que parece relamnte que voce tá assistindo uma fita doos anos 70.


Só que nem só da musica internacional vive o vintage, bandas como Charlie Brown Jr, Pitty até Nx Zero já se beneficiram do tema. Perceba na música só os loucos sabem no carro que Chorão dirige, é um Cadillac De Ville 1949.

Já Rock and Rool de Pitty tem vertentes no RockaBilly. E os caras da tribo do Rockabylly que praticamente disseminaram a cultura vintage no Brasil, qualquer dia eu falo mais sobre eles.



 Enfim seja pra promover uma banda como no caso dos boyzinhos do Jonas Brothers, pra se inspirar num estilo antigo como DuFF, ou para usar peças vintages em questões fotográficas como Charlie Brown. As bandas adoram vintage. E cada vez mais show business está desfrutando dele. Então podemos dizer que... o "universo é vinatge" há, há, há...!
Read more!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário