2 de dez. de 2010

Vintage é Redondo e o Retrô é Quadrado.

Eu não entendo muito de Design. Eu fiz cursos de desenho técnico, isso me deu um conhecimento de aérodinamica, também fiz curso de desenho artistico, que me deu conhecimento do que as pessoas acham belo. Também fiz um pequeno curso sobre produtos. Bom talvez em conheça um pouco de Design.


Mas se tem uma coisa que eu sei é que as peças Vintage, os carros do anos 50, as TVs anos 60 tem formas. Enquanto um video K7 dos anos 80 ou um carro dos anos 90 são bem quadradões.
Hoje em dia, nós misturamos um pouco dos dois. Eu acho que hoje pensamos mais na praticidade do que no estilo. Os carros tem formas arredondadas, mas é devido a aérodinamica eles são assim porque as concordâncias (e como se chamam essas linhas arredondadas) evitam a ruptura do material. Ou seja numa batida com um carro antigo, o carro não sofreria tantos danos e a força da batida seria trasferida pra você e o risco de morrer seria bem maior. Já no moderno as curvas dimunuiriam o impacto, o carro se amassaria mas você sobreviveria.

É Dsign não é só fazer coisa bonitinha não. E como eu disse, atualmente o que importa é praticidade. Deve ter um motivo pras TVs e computadores de hoje terem aquela cara. Antigamente os projetistas não pensavam tanto nisso,por exemplo tem um modelo rádio raro da década de 60 que os colecionadores vintage adoram, todos tem uma rachadura. Porque a valvula esquentava e rachava o plástico.
Mas vamos ver o Design, pra ver o redondo e o quadrado.
Peceba o Cadillac, olhe quantas linhas arredondadas.  

Agora olhe o Delorean, carro retrô famoso pela série De volta pro futuro.

Read more!

Nenhum comentário:

Postar um comentário