24 de nov. de 2010

O QUE É NOVO?

Hoje em dia não podemos dizer o que realmente é novo. O que realmente é inovador. Roteiristas de cinema buscam roteiros dos anos 80 pra fazer filmes novos. Designers buscam carros dos antigos pra criarem versões exclusivas, histórias em quadrinhos se transformam em séries de cinema. Então eu pergunto onde está o novo?

Camaro Novo
 
Camaro Antigo
Antigo
Novo


Eu acho que existe crises de personalidade a cada novo século, foi assim no começo do século 19 também, alguém já ouviu falar da moda do década de 10? Acho não, porque era praticamente igual a de 1900, eu acho que o século passado só começou pra midia depois dos anos 30 que teve todas aquelas revoluções culturais, semana de arte moderna...E depois dos anos trinta, que cada década começou a ter sua personalidade. Só que chegou nos 90...o pessoal já começou a olhar pra traz. E dos anos 2000 pra cá o que vimos mais foram épocas sendo revividas. Os 90/2000 ainda teve ma cultura voltada pro cibernético. Mas depois disso as coisas foram se separando, as tribos foram ficando mais diversificadas, você pode marcar anos 70 como a época dos Hippies. Mas de  jeito nenhum voce pode dizer que os anos 2000 foi época dos emos. Primeiro porque os emos só bombaram em 2006 e ficaram só uns 2 anos. E teve muitas tribos que surgiram: Nerds, Geeks, Patricinhas se tornaram pattys, rappers, ganharam mais destaque, fãs de animes viraram otakus. E essas tribos ainda tinham divisões internas.
Porém me diz qual dessas tribos é realmente dos anos 2000? Nenhuma. 
Emos curtem uma música melancólica que já existia desde da idade média! Musicas deprês sempre tiveram seus adeptos.
Nerds: Atari, Guerra nas Estrelas, X Men...A maioria das coisas que os nerds curtem é retrô ou vintage. Tirando os super computadores.

Patricinhas: Como eu já disse só o nome mudou. E maioria de seus idolos imitaram Maddona que é dos anos 80.
Rappers: quer que eu conte a história do Rap? Te garanto que nao foi inventado ontem.


Ous seja as tribos da minha geraçao nao tinha nenhuma cultura inovadora. E agora nessa nova década eu acho que as pessoas vao querer misturar todas essas culturas antigas, até 2017 por aí, que vai surgir algo novo de verdade.


Read more!

Nenhum comentário:

Postar um comentário